O deputado federal Marx Beltrão (PP-AL) criticou duramente, nesta quarta-feira (2), a decisão do governo federal de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar validar o aumento de impostos no país. Segundo o parlamentar, a medida representa “quase um atestado de insanidade mental coletiva da gestão do PT”.
A crítica de Beltrão se refere à tentativa do governo Lula de restabelecer o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por meio de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) apresentada ao STF. O aumento havia sido barrado pelo Congresso Nacional, do qual o deputado fez parte da articulação contrária à medida.
“Qualquer cidadão ou gestão tem o direito de recorrer ao Judiciário. Mas acionar o STF para tentar elevar impostos no ‘tapetão’ é prejudicial para a relação com o Congresso, péssimo para a população — que pode pagar ainda mais tributos — e representa mais um equívoco da gestão petista, que sempre escolhe o caminho mais fácil: mexer no bolso do contribuinte”, disse Beltrão.
O parlamentar ainda afirmou que “falta tino político e bom senso nas ações propostas pelo governo”, reforçando que a insistência em aumentar a carga tributária penaliza diretamente a população brasileira.
Com o pedido ao STF, o governo tenta invalidar a decisão do Congresso e garantir a legalidade do aumento do IOF, intensificando o embate entre os Poderes.